Contabilidade

O que é planejamento tributário e qual sua finalidade?

mulher na mesa de trabalho

Toda empresa tem muita dificuldade em estruturar bem a sua gestão contábil. E com o passar do tempo, a rotina estressante pode acabar prejudicando o desempenho do seu contador. Se a situação for grave, poderá causar sonegação de impostos ou descumprimento da lei. Nesse caso, uma solução muito praticada é o planejamento tributário.

Entendendo melhor sobre planejamento tributário?

O planejamento tributário é uma ferramenta muito importante para um contador. Trata-se de uma gestão de todos os pagamentos de um negócio. Por meio dele, é possível não só se organizar em relação aos impostos que serão cobrados como também reduzir de forma legal os tributos pagos.

Fazer a gestão contábil por meio do planejamento tributário é fundamental para facilitar as atividades diárias do contador. Isso sem falar que a empresa consegue ter mais resultados com a aplicação dessa ferramenta.

E quanto mais otimizamos uma atividade, melhor esta se torna. Então o sistema em si vai se tornar menos burocrático, melhorando a maneira de administrar isso. Novas oportunidades podem ser vistas, já que os problemas do dia a dia são minimizados.

As previsões de faturamento se tornarão mais eficazes e haverá a diminuição do gasto com multas e penalidades. Isso tudo sem falar que o planejamento tributário pode ser implementado em todo negócio. Seja você um empreendedor ou uma empresa já consolidada no mercado, pode aplicar essa ferramenta. Mas como fazer isso no seu negócio?

Antes de mais nada, você deve entender que o planejamento tributário é dividido em quatro categorias: Estratégico, Operacional, Tático e Corretivo. O planejamento tributário estratégico só pode ser realizado quando há um plano de estratégia formulado pela empresa. Estamos falando que o tipo de enquadramento de regime tributário é mais relevante para a organização.

Já o planejamento tributário operacional é considerado o mais básico. Isso acontece porque é por meio disso que a empresa compreende as exigências legais que devem ser cumpridas. O planejamento tributário tático tem como ser desenvolvido para médio prazo. É mais rico em detalhes que o planejamento estratégico.

Já o corretivo é utilizado apenas em casos de avaliação de irregularidades. Tem como objetivo ainda buscar corrigir os erros que possam atrapalhar o pagamento dos impostos. Visto isso, chegou a hora de começar, de fato, o seu planejamento tributário.

Se você não é da área contábil, uma sugestão é buscar um profissional da área. O mesmo vai compreender a melhor forma de usar a ferramenta de acordo com os seus objetivos. Além disso, o contador vai compreender qual é o regime tributário ideal para a sua empresa.

Lembrando que se trata de um trabalho bem importante. Então leve em consideração a estrutura da sua empresa. Quanto maior for a sua organização, maior será o trabalho para desenvolver o seu planejamento tributário. Não tenha pressa na hora de desenvolver o seu planejamento tributário.

Use a tecnologia para facilitar esse processo. Busque sistemas que organizem a sua gestão contábil. Quer entender melhor como isso fará a diferença no seu negócio? Fale conosco e conheça as melhores opções para a sua organização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *