Envie-nos uma mensagem
Polli Contábil
Siga-nos:
Você já ouviu falar da segregação por projetos no terceiro setor? É provável que sim, considerando a popularização dessa estratégia nos últimos anos.
De início, o que podemos dizer é que se trata de uma solução que busca, em resumo, separar os processos, destinando a cada um uma atenção especial.
Saiba mais sobre esse processo e quais são suas vantagens para o terceiro setor, continuando a leitura.
Basicamente, a segregação de projetos é o que já dissemos no início deste conteúdo.
Segregar pode ser traduzido como separar e, no caso em tela, a separação de projetos, o que significa dizer que cada um terá suas próprias ações e recursos.
Para que entenda na prática como isso funciona, resolvemos montar um exemplo:
Projeto de realização do evento X
Esse projeto, na ótica da segregação, receberá recursos e ações específicas, que pode englobar, por exemplo:
— destinação de recurso específico;
— contratação de pessoal;
— compra de materiais para a realização do evento.
A segregação por projeto traz diversas vantagens para o terceiro setor, como:
A separação por projeto permite ao terceiro setor realizar um controle mais efetivo em relação às despesas e receitas que cada projeto gera.
Com base nisso, você pode fazer uma gestão mais efetiva dos seus projetos e recursos.
A segregação por projeto possibilita que o terceiro setor realize a mensuração de resultados por projeto.
A partir disso, pode verificar se o projeto X obteve os resultados que se esperava. Além disso, são dados que podem subsidiar as decisões dos gestores, fazendo assim com que a sua organização cresça de maneira assertiva e sustentável.
Com a segregação, fica mais fácil fortalecer projetos e reavaliar aqueles que necessitam de mais atenção.
Também possibilita o rateio inteligente de verbas, a partir de projetos que são criados pela organização do terceiro setor. Assim, os projetos são devidamente alimentados e podem melhorar os resultados do estabelecimento, fazendo com que ele cresça.
Outro ponto a se destacar com relação à segregação por projeto é que se trata de uma medida que permite que o terceiro setor realize o devido acompanhamento do projeto, estudando os seus resultados, bem como os seus gastos e receitas.
Diante disso, pode analisar o projeto e decidir pela sua continuidade.
Como vimos, a segregação por projeto é uma estratégia fundamental para a organização do terceiro setor que busca não apenas obter maior eficiência com relação à realização de seus projetos, mas também uma melhor gestão financeira, pois, com essa solução, é possível estudar os custos/despesas por projeto.
Gostou deste conteúdo e gostaria de ler outros? Acesse agora mesmo nosso blog e nosso site e nos siga no Facebook| Instagram para não perder nenhuma postagem!