Envie-nos uma mensagem
Polli Contábil
Siga-nos:
O terceiro setor exerce importante função no desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária. No entanto, apresentam obrigações contábeis particulares a sua atuação que precisam ser conhecidas. Continue a leitura!
O terceiro setor é composto por instituições sem fins lucrativos, voltadas a suprir a população com serviços de promoção à cultura, esporte, arte, saúde, igualdade social entre outros.
Assim como os demais, o terceiro setor precisa contar com um trabalho apurado de contabilidade, no sentido de organizar e analisar os dados econômicos da instituição, auxiliando na prestação de contas à sociedade e aos financiadores.
A principal singularidade do terceiro setor é em relação ao destino que é dado à renda gerada. Todo o superávit é completamente revertido à instituição em si, visando manter seu pleno funcionamento.
Todas as receitas oriundas de doações, auxílios e comercialização de produtos ou serviços, devem estar documentadas em demonstrações contábeis, bem como todas as despesas e movimentações financeiras existentes.
No terceiro setor, algumas denominações empregadas comumente nas demonstrações contábeis sofrem alterações em relação ao utilizado por empresas privadas, por exemplo.
Termos como lucro e prejuízo devem ser tratados como superávit e déficit, enquanto Patrimônio Líquido se torna Patrimônio Social. Sendo assim, as demonstrações contábeis obrigatórias no terceiro setor são: