Envie-nos uma mensagem
Polli Contábil
Siga-nos:
Ainda que os sindicatos sejam entidades sem fins lucrativos, muitas questões envolvem as finanças e as obrigações contábeis de um sindicato. Assim, entender as regras que envolvem a contabilidade sindical e os desafios enfrentados por essa área é essencial para manter uma boa gestão do seu sindicato.
Nesse post, vamos abordar as principais funções da contabilidade sindical e quais os desafios que essa área encontra nas organizações sindicais.
Uma das características das entidades do terceiro setor é a isenção da recolha de impostos. Isso significa que, diferente de empresas, o sindicato fica desobrigado de pagar impostos como:
No entanto, as ações da contabilidade sindical são fundamentais para que as entidades possam gozar do direito a imunidade e a isenção de impostos, além de auxiliar na prestação de contas e transparência.
Como o sindicato é uma entidade sem fins lucrativos, uma das funções da contabilidade sindical é manter o controle sobre o patrimônio social da entidade. Podemos entender como patrimônio social itens como imóveis, carros, computadores, mesas etc.
Os bens de um sindicato são adquiridos através de parcerias, arrecadações dos associados e doações. Sendo assim, tudo precisa ser contabilizado e controlado para não haver irregularidades.
Numa troca de mandatos, por exemplo, é fundamental estar com o controle do patrimônio social em ordem. Se constatada alguma irregularidade, quem responde é o atual presidente e os dirigentes.
Nesse caso, manter em tudo em ordem é fundamental para que não haja problemas futuros.
A contabilidade sindical tem um papel importantíssimo na tarefa de registrar a movimentação financeira de um sindicato e lançar essa movimentação nos livros contábeis. Sendo assim, ter organização sobre o fluxo de caixa, investimentos, gastos, entre outras questões é fundamental para lançar corretamente as informações contábeis.
Assim, investir na automatização dos processos e facilitar o acesso às informações do seu sindicato é fundamental. Um software de gestão para sindicatos pode resolver esse problema e ajudar na transparência das ações.
Com o software, você consegue armazenar todas as informações do seu sindicato diretamente na nuvem e não corre o risco de perder documentos que possam atrapalhar o trabalho da contabilidade sindical.
O principal desafio da contabilidade sindical é dar suporte aos gestores para manter a transparência das ações do sindicato e cuidar para que haja uma prestação de contas com exatidão. Qualquer erro na prestação de contas pode ter um peso extremamente negativo para sua gestão.
Dessa forma, manter os registros contábeis em dia e dar clareza aos gastos, investimentos, caixa, inadimplência, entre outras questões é essencial. Todas as ações precisam ser muito transparentes numa entidade do terceiro setor.
Todas as tarefas executadas pela contabilidade sindical têm o intuito de colaborar para uma gestão eficiente. Uma gestão transparente dá credibilidade ao trabalho do sindicato e melhora a relação dos dirigentes com seus associados.
Colocando as contas em ordem e mantendo uma situação financeira estável, o sindicato pode se preocupar somente em melhorar a estrutura da sua entidade e trazer benefícios aos seus associados, por exemplo.
Entendeu a importância da contabilidade sindical? Entre em nosso site e conheça as diversas soluções que desenvolvemos para que seu sindicato automatize os processos e tenha uma gestão eficiente.